Tempo de leitura estimado: 2 mins.

“Quem nos chama Thelemitas não irá cometer erro,
se examinar a palavra de perto. Pois existem nela Três Graus, O Eremita, e o Amante, e o homem da Terra. Faze o que tu queres será o todo da Lei.”

Liber AL I:40

Todo homem e mulher livre, maior de idade e de bons costumes tem direito inalienável aos três primeiros graus da O.T.O., embora não necessariamente de acordo com o estabelecido por seu próprio cronograma pessoal. A Iniciação só pode ser conferida através de uma cerimônia física, conduzida por um Iniciador ou uma Iniciadora autorizados.

Os graus da Tríade do Homem da Terra seguem um padrão baseado no simbolismo dos Chakras, além de encenar o Caminho do Indivíduo na Eternidade. No grau 0°, o Ego, um deus errante, é atraído para o Sistema Solar. O Grau de Minerval (0°) é introdutório à Ordem. Nele, o(a) aspirante é considerado um(a) Hóspede e poderá conhecer o trabalho da O.T.O. e decidir se tornar ou não um membro pleno dela, além de permitir que padrinhos em potencial o(a) avaliem e escolham lhe dar auxilio em seus passos seguintes. No grau I° vive–se a experiência do Nascimento. O Primeiro Grau (I°) define ao Iniciado e à Iniciada a condição de Irmão ou Irmã da Ordem. Embora possa se desligar da O.T.O., o elo espiritual criado entre Iniciado(a) e Ordem durante a cerimônia de Iniciação irá permanecer durante toda a vida da pessoa. No grau II°, o homem ou a mulher experimentam a Vida. O grau III° representa a Morte e o IV° o mundo além da morte. No grau de P.I., a pessoa Iniciada adquire simbolicamente a Perfeição e todo o ciclo se dirige para a Aniquilação. Além do grau de P.I., o avanço se dá apenas através de convite.

Iniciados e Iniciadas do grau intermediário de K.E.W. (Cavaleiro do Leste e Oeste / Amazona do Leste e Oeste) podem ser ordenados ao Sacerdócio da Ecclesia Gnostica Catholica. A Consagração Episcopal da E.G.C. é conferida como parte do Sétimo Grau. O Décimo Grau (X°) se refere ao Rei ou Rainha da O.T.O. num determinado país, no caso de haver nele uma Grande Loja. Nos rituais do V° ao IX° grau estão contidas instruções sobre a Maestria da Vida: filosofia hermética, Cabala, Magick e Yoga preparam o Iniciado e a Iniciada para a revelação e aplicação do Supremo Segredo da Ordem.