E.G.C.


Tempo de leitura estimado: 2 mins.

Faze o que tu queres será o todo da Lei.

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), ou Igreja Gnóstica Católica, é o braço religioso da Ordo Templi Orientis. Ela atua como uma congregação que se dedica a promover, em um ambiente coletivo de características místicas, o desenvolvimento do Ser Humano em Luz, Vida, Amor e Liberdade, conforme estabelecido pela Lei de Thelema no Livro da Lei, atuando como complemento ao trabalho esotérico individual exercido na O.T.O. Sua atividade central é a execução da Missa Gnóstica (Liber XV), composta por Aleister Crowley em 1913. Esta é complementada pelos ritos de Batismo, Confirmação e Consagração que estabelecem a Congregação da Ecclesia.

​Através da E.G.C. busca–se estabelecer um trabalho comunitário através do qual uma sociedade thelêmica possa florescer. Também permite àqueles que possuem um espírito devocional trabalharem sua religiosidade através de um conjunto de ritos e ainda seguirem, se for de seu desejo, uma carreira religiosa de serviço a essa comunidade.

​A participação na Congregação da ECG é aberta a todos os que assim desejarem, sendo ou não membros iniciados da O.T.O., através dos ritos de Batismo e Confirmação. As Consagrações como Diácono e Sacerdote são restritas a membros da Ordo Templi Orientis, em situação regular, respectivamente iniciados nos Graus II° e KEW (Knight of East and West — Cavaleiro do Leste e Oeste). A grande maioria dos Corpos Locais da O.T.O. realiza a Missa Gnóstica regularmente e várias destas cerimônias são abertas a convidados dos membros da Congregação.

A teologia, doutrina e teoria sacramental da E.G.C. baseia–se totalmente nos princípios thelêmicos. A fórmula mágicka e eclesiástica da E.G.C. se alicerça nos princípios do Novo Aeon, propondo uma nova relação entre a consciência humana e divina. Ainda assim, graças à flexibilidade do pensamento thelêmico, suas cerimônias são ecléticas, traçando a origem de suas fórmulas e métodos a uma variedade de linhas mágicas, místicas e religiosas, adaptadas de acordo com os princípios estabelecidos no Livro da Lei e outros escritos de Crowley e pensadores thelêmicos. Esses princípios são estabelecidos no Credo da Ecclesia Gnostica Catholica e desenvolvidos nas Coletas do Liber XV. Para maiores explicações sobre a E.G.C., seus ritos, estrutura ou o Credo, entre em contato conosco. ​

Amor é a lei, amor sob vontade.

Translate »